Agenda de lançamento com autografos:

01/05 - São Paulo

Hora: 14h às 18h

Onde: Monza - Av. dos Carinás, 73 - Indianópolis, São Paulo - SP, 04086-010

02/05 - Rio de Janeiro

Hora: 18h30 às 20h30

Onde: Edifício Consulado da Itália
Av. Presidente Antônio Carlos, 40, térreo - Centro - RJ, 20020-010

Livro brochura | 160 páginas | 13,5x19cm

A vida de Ayrton Senna em um romance potente

Narra com realismo, paixão e inventividade suas relações com seus amigos, seus familiares, seus amores, seus adversários e com suas eternas corridas.

Veloz como o vento conta a história de um herói moderno, lutando para se encontrar e se expressar; e como um herói antigo, confrontando o Tempo, a Morte e o Destino.

“Minha motivação é vencer sempre. Recuso-me a fugir da luta.”

Ayrton Senna

Ao Leitor Brasileiro

Ayrton Senna pertence ao Brasil. Isso é demonstrado pelo grito fervoroso e interminável com que comemorou sua primeira vitória no Grande Prêmio em sua casa, Interlagos, em 1991.

Isso é demonstrado, ainda mais, pela escolha de reproduzir em seu capacete as cores da bandeira brasileira: verde, amarelo, azul — mas em proporções invertidas. O capacete de Senna era amarelo e coberto por duas listras: uma verde e outra azul. Foi a sua homenagem ao país que tanto amava e que tinha orgulho de representar; mas foi, ao mesmo tempo, a forma de criar uma bandeira pessoal e reconhecível, de se considerar uma nação em si, amada em toda a parte por milhões de pessoas.

Ayrton Senna também pertence ao mundo. Amavam-no em todos os lados, porque era um vencedor, porque era atraente e possuía um carisma natural, que não necessitava de esforço nem de excessos para ser transmitido.

Eles o amavam por personalidade. Porque não se contentava em controlar as corridas, em somar os pontos necessários para vencer o mundial: queria vencer sempre. Era como se a cada largada ele colocasse tudo o que tinha em risco, apenas para recuperá-lo após a bandeira quadriculada. 

Por isso era amado pelos ousados, pelos tímidos — que queriam ser ousados —, pelos que sonhavam com a redenção e todos aqueles que diariamente se equilibravam na corda bamba, que faziam magia para sobreviver.

“Ayrton te emociona. Ele transformou o automobilismo em uma dança.”

Nigel Mansell

A Itália estava no destino de Senna. A família de sua mãe veio da Itália, cujo sobrenome ele escolheu; na Itália, ele correu de kart e completou parte de seu aprendizado na Fórmula 1. Por uma reviravolta do destino, Ayrton morreu na Itália, na sexta volta do Grande Prêmio de San Marino, no circuito de Ímola, na curva Tamburello, onde hoje uma estátua de bronze o homenageia.

Como torcedor italiano do Senna, sinto isso como uma circunstância que cria um vínculo especial, que acarreta uma espécie de responsabilidade. Ouvir um médico do hospital de Bolonha dizer em italiano: “O coração de Senna parou de bater” é um sentimento que jamais será esquecido.

Empenhei-me na ideia de descrever Senna como um herói da antiguidade, como um personagem de Homero, à tradição italiana, ao legado da cultura clássica.

Sempre olho para Senna com meus olhos de menino e enxergo outro menino. Não simplesmente alguém que correu e venceu. Muito mais: alguém que cultivou o sonho de ser o mais veloz e tentou manter o mundo dentro disso.

Sobre o autor

Leonardo Guzzo é um escritor e jornalista italiano. É apaixonado por esporte, cultura e relações internacionais. Escreve para os jornais Il Mattino e Osservatore Romano e para a revista 50&più. Nasceu em Nápoles em 1979 e vive em Sapri, uma pequena cidade à beira-mar no sul da Itália. É formado em Ciências Políticas na Libera Università Internazionale degli Studi Sociali, em Roma. Em dezembro de 2021, publicou seu livro sobre Ayrton Senna, em que conta com realidade, paixão e invenção, em tom épico e intimista, a vida e o mito do campeão de Fórmula 1.

Foto por: Corradino Pellecchia

Veloz como o vento: A vida de Ayrton Senna em romance
Leonardo Guzzo

Livro de jornalista italiano sobre Ayrton Senna é lançado no Brasil.

Veloz Como O Vento, Livro Sobre A Vida De Ayrton Senna, Chega Ao Brasil.

Mônica Bergamo: Livro de jornalista italiano sobre Ayrton Senna é lançado no Brasil.

Na mídia

A vez de Guzzo contar Ayrton Senna!

Obra sobre Ayrton Senna celebra três décadas de saudades.

Veloz como o vento, livro sobre a vida de Ayrton Senna, chega ao Brasil.

Veloz como o vento | Romance sobre a vida de Ayrton Senna será lançado no Brasil.