O guia essencial para sua jornada como autor

O sonho de ver seu livro exposto na estante de uma livraria está mais perto

 
 
 

“Nenhum grande autor nasceu pronto para publicar um livro. Houve muitos ‘nãos’, muita rejeição e críticas negativas, mas também muito trabalho envolvido que os levou ao sucesso.”

O sonho de ver seu livro exposto na estante de uma livraria pode parecer distante. Você tem boas histórias, é expert em um assunto, viveu grandes experiências de vida ou apenas quer compartilhar uma mensagem ao mundo. Você tem um sonho: entrar em uma editora e ter o seu livro publicado. Mas, afinal, por onde começar? Como aumentar suas chances?

 

O que é o caminho do livro?

Nesse curso, Renata te conduzirá pelos bastidores de uma editora, desvendando seus mistérios e revelando seus segredos. Você irá embarcar em uma viagem para dentro da cabeça de um editor e saberá exatamente o que ele espera de um bom projeto editorial, aumentando suas chances de ser publicado.

 
 

RECEBA EM CASA

A sua companhia ideal para uma grande jornada

 
 

PLANNER FÍSICO
EDIÇÃO DE LUXO

14x21cm • 208 páginas • Capa dura
Elástico • Fitilho de cetim • Verniz de alto relevo
Borda pintada • Soft touch

 

AO ADQUIRIR O CURSO, VOCÊ VAI RECEBER NA SUA CASA UM PLANNER

Pensado para você treinar a escrita todos os dias e não deixar escapar aquelas ideias que chegam de repente, estimulando a sua criatividade, gerando mais inspiração, resgatando memórias para o seu livro.

ALÉM DISSO, O CURSO VAI DISPONIBILIZAR EXERCÍCIOS QUE VÃO TE AJUDAR A FIXAR O CONTEÚDO.

 
 

Mas afinal, o que mais vai te guiar no caminho do livro?

Estão inclusos:

  • 5 Módulos

  • 24 Aulas

  • 3h de Duração

  • Material de apoio

  • Planner Físico Edição de Luxo

  • Avaliação do Book Proposal

  • Acesso ao Perfil no Instagram

  • Legendas em 100% do Curso

Compre agora com
desconto na Amazon

 
 
 

Quem vai te conduzir pelo caminho do livro

Renata Sturm se tornou editora ouvindo histórias

Formou-se em Jornalismo e foi editora na PublishNews e depois repórter na Editora Abril. Além disso, foi responsável pela publicação de várias edições do Guinness World Record. Após realizar um grande sonho de dar a volta ao mundo – uma experiência que contribuiu ainda mais para a sua formação como editora – foi chamada para trabalhar na área de aquisição na Thomas Nelson. Depois, atuou como gerente editorial na Ediouro Livros, na Harlequin e, por fim, em uma das maiores editoras do mundo, HarperCollins. Ao longo de mais de uma década de carreira, editou grandes autores, como Agatha Christie, Antoine de Saint-Exupéry, Winston Churchill e Colson Whitehead e os best-sellers brasileiros Augusto Cury, Thiago Nigro e Sri Prem Baba, além de Mauricio de Sousa e Clóvis de Barros Filho. Atualmente, Renata é sócia e Publisher na Maquinaria Sankto Editorial. Em 2023, foi coautora do livro Crie de manhã, administre a tarde juntamente com Guther Faggion e Mauricio de Sousa.

Instagram

LinkedIn

Fale com a gente agora!

Escolha o seu canal de atendimento preferido

 

Após a conclusão do curso, todos os alunos terão o book proposal lido e avaliado pela editora Renata Sturm.

Book proposal é a porta de entrada para uma editora

O book proposal (ou proposta de livro) é um formulário com perguntas pontuais sobre quem é você e detalhes do seu projeto. É como se fosse um "trailer" do seu livro em que o editor vai ler e analisar se a proposta é viável. Nesse curso, você terá acesso ao documento de book proposal e aprenderá como preenchê-lo.

Este assunto é abordado no Módulo 2.

 
 

Quem recomenda

 
 
 
 

DEPOIS DO CURSO VOCÊ SERÁ CAPAZ DE:

  • Deixar o seu material aos moldes que uma editora espera

  • Identificar seus erros, caso você tenha sido rejeitado por uma editora, e corrigi-los, aumentando suas chances de ser aprovado

  • Encontrar o seu estilo e uma maneira nova de abordar um determinado assunto

  • Avaliar o seu próprio projeto com o olhar de um editor

  • Mostrar para a editora que você entende do processo

  • Traçar outras estratégias caso o seu projeto não seja aprovado

 Perguntas frequentes

 
  • O curso é 100% on-line e estará na Hotmart. Ao se inscrever, você receberá um link para ter acesso à plataforma. As aulas são gravadas e estarão disponíveis para você assistir onde e quando você quiser de forma vitalícia.

  • O curso tem 24 aulas com duração de 3 horas.

  • Não. Os materiais estão inclusos no curso. Os exercícios estarão na plataforma e o planner será entregue na sua residência.

  • Não. Você pode ter tanto uma história rascunhada quanto apenas uma ideia que ainda não foi passada para o papel.

  • O curso tem uma garantia de 07 dias, em que você pode cancelar e pedir o reembolso.

  • Você pode pagar através do boleto bancário, pix, débito bancário e cartão de crédito, podendo parcelar em até 6x sem juros.

 

MÓDULO 1

O autoconhecimento

O que muitos autores não sabem é que o primeiro passo rumo ao sucesso de um livro é encontrar a sua essência. Não conhecer bem o material que você tem em mãos e os seus objetivos é o que faz as editoras eliminarem boa parte das propostas que recebem.

Nesse módulo, você vai aprender tudo o que você precisa fazer para se destacar em meio a dezenas de e-mails e manuscritos que as editoras recebem todo dia.

 
 

AULA 1
O que eu quero escrever é o que sou capaz de escrever?

 

Nem sempre temos conhecimentos suficientes para escrever sobre um tema que gostamos. E isso fica evidente na hora do editor avaliar o manuscrito.

Nessa aula, você vai aprender técnicas para descobrir qual é a bagagem que você tem para escrever o seu livro, como aumentar o seu repertório e como tornar o seu processo de escrita mais fluida.

 

AULA 2
Por que eu quero publicar um livro?

 

Saber aonde você quer chegar é o que vai nortear toda a produção do seu livro, desde a sua concepção até a sua venda. A maneira de escrever, o formato do livro, a linguagem e até o assunto precisam estar alinhados com o seu objetivo.

Nessa aula, eu vou te apresentar as principais razões pelas quais um autor publica um livro e você vai aprender a identificar se estão de acordo com a sua escrita, o tema que você quer abordar e a sua linguagem.

 

AULA 3
Qual é a minha categoria literária?

 

O tipo de obra literária que você quer produzir está no campo da ficção ou da não ficção? O seu livro é uma epopeia, um romance, um conto, uma crônica ou uma fábula? É uma biografia? Uma autobiografia? Um livro de autoajuda? De desenvolvimento? Um livro técnico? De conhecimento geral?

Nessa aula, você vai aprender a definir a categoria da sua obra e encontrar livros semelhantes ao seu e as referências certas para a sua narrativa.

 

AULA 4
Qual é a minha identidade?

 

O que tem de novo nisso? Essa é a primeira pergunta que o editor faz na hora de avaliar um manuscrito. A originalidade de uma obra não necessariamente está atrelada ao ineditismo do seu conteúdo, mas a forma como ele é transmitido.

Nessa aula, você vai adquirir técnicas para descobrir o seu próprio estilo e linguagem e como encontrar um olhar original sobre um determinado assunto.

 

AULA 5
Devo contratar um ghostwriter?

 

O ghostwriter é o profissional que ajuda o autor a escrever o seu livro. Pode ser uma solução para você que tem uma ideia boa, mas tem dificuldade de estruturá-la em uma narrativa, ou apenas não tem tempo para sentar e ficar na frente do notebook escrevendo.

Nessa aula, você vai conhecer mais a fundo sobre essa profissão, que pode ser um caminho para você conseguir publicar o seu livro, e entender a importância de se autoconhecer para encontrar alguém que transmita a sua essência no livro.

 

AULA 6
Quem vai ler o meu livro?

 

Nessa aula, você vai aprender a definir o seu público-alvo e entender quais são suas demandas, o que ele está buscando em relação ao tema que você quer abordar no livro e a linguagem ideal para se comunicar com o seu leitor.

 

MÓDULO 2

A proposta

Depois de passar pelo processo de autoconhecimento, nesse módulo, eu vou te revelar o que uma editora espera de um bom projeto editorial e quais requisitos sua apresentação precisa ter para chamar atenção do editor. Você vai aprender a preparar o seu material para ser apresentado da melhor forma possível.

 
 

AULA 1
Qual é a editora ideal para o meu livro?

 

Para aumentar suas chances de ser publicado por uma editora, é imprescindível que você apresente o seu projeto para a editora certa.

Nessa aula, eu vou te ensinar como encontrar a editora ideal para o seu livro e a importância de conhecer bem a editora antes de apresentar o seu projeto.

 

AULA 2
O que é o book proposal

 

Ter um book proposal é o que vai instigar o editor, que recebe dezenas de e-mails por dia, a escolher o seu manuscrito para ler.

Nessa aula, você vai ter acesso ao documento de book proposal, que é porta de entrada para uma editora, e eu vou te dar o passo a passo de como preenchê-lo.

 

AULA 3
Preenchendo book proposal de ficção

 

Se você é um autor de livro de ficção, nessa aula, você vai aprender a preencher o book proposal e saber quais as informações para obras de ficção você precisa ter para se destacar.

 

AULA 4
Preenchendo book proposal de não ficção

 

Se você é um autor de livro de não-ficção, nessa aula, você vai aprender a preencher o book proposal e saber quais as informações para obras de não-ficção você precisa ter para se destacar.

 

AULA 5
O que escrever no e-mail

 

A vida de um editor é atribulada e por isso o seu filtro começa logo na caixa de e-mail.

Nessa aula, eu vou te dar dicas de como montar um e-mail da forma que chame atenção do editor.

 

AULA 6
E se a editora roubar a minha ideia?

 

Vale a pena registrar a obra em uma biblioteca nacional? É necessário criar ISBN? O que é plágio? Existe uma forma que impede de uma obra ser plagiada?

Nessa aula, eu vou responder todas essas perguntas e te explicar como funciona o sistema de registro de obras e o que fazer para evitar que alguém roube a sua ideia.

 

MÓDULO 3

A avaliação

Nessa etapa do curso, você vai conhecer todos os critérios que uma editora analisa na hora de aprovar um projeto, como a qualidade do texto, a relevância do tema, o currículo do autor, a demanda do mercado, o orçamento, os custos indiretos e se será rentável para a editora.

 
 

AULA 1
Avaliando ficção

 

O que é uma obra de ficção de qualidade? O que ela precisa ter para ser considerada uma boa história? O que ela precisa ter para prender o leitor? Que tipo de história merece ser contada?

Nessa aula, você vai saber como um editor avalia uma obra de ficção e todos os requisitos que ela precisa ter para surpreendê-lo.

 

AULA 2
Avaliando não-ficção

 

O que é uma obra de não-ficção de qualidade? Se for um livro de conhecimento, como o conteúdo deve ser passado de modo que o leitor entenda e fique instigado?

Nessa aula, você vai saber como um editor avalia uma obra de não-ficção e todos os requisitos que ela precisa ter para surpreendê-lo.

 

AULA 3
Analisando meu currículo

 

Saber quem é você e o que você faz é um ponto importante na avaliação de um projeto editorial.

Nessa aula, você vai entender quais requisitos você precisa ter para que o editor veja potencial em publicar um livro seu.

 

AULA 4
O custo da produção de um livro

 

Assim como qualquer outra empresa, a editora também conta com um plano de negócios, investindo e calculando o fator de risco.

Nessa aula, eu vou te revelar como é feita a análise financeira e como esse cálculo afeta na decisão do editor na hora de aprovar um projeto.

 

MÓDULO 4

A rejeição

Se você já foi rejeitado por uma editora, sabe o quanto é difícil receber um “não” e às vezes até retornos que quebram suas expectativas.

Nessa aula, eu vou te apresentar técnicas para driblar o sentimento de rejeição e usá-la a seu favor. Vou te ensinar a traçar outras estratégias para chegar ao coração do editor e te mostrar outras formas de publicar o seu livro.

 
 

AULA 1
Boas práticas para lidar com o “não”

 

Nessa aula, vou te apresentar boas práticas de como aproveitar ao máximo a oportunidade de corrigir os erros que você pode ter cometido ao longo do processo.

 

AULA 2
O que é autopublicação

 

Ter um livro autopublicado de sucesso pode ser uma estratégia para você conseguir ser publicado depois por uma grande editora.

Nessa aula, eu vou te contar tudo sobre a autopublicação - uma forma mais acessível de conseguir publicar um livro - quais são os tipos, como funciona, quais são as vantagens e as desvantagens.

 

AULA 3
Outros caminhos para publicar
um livro

 

Não existe um jeito certo de ser publicado, afinal, há muitos casos de livros que fizeram sucesso por meio de outros caminhos.

Nessa aula, você ainda vai conhecer outras formas de publicar o seu livro sem ser por uma editora tradicional.

 

MÓDULO 5

A venda

As características que você definiu para o seu livro no primeiro módulo é o que vão dar direcionamento a toda a produção editorial.

Nesse módulo, eu vou te mostrar como funciona a produção de um livro, desde a sua edição, o acabamento do seu material, até na hora de traçar a sua estratégia comercial.

 
 

AULA 1
A capa do livro vende?

 

Afinal, quem nunca comprou um livro pela capa?

Nessa aula, você vai conhecer as funções de cada componente de um livro (capa, texto de quarta capa, biografia, endosso etc.) e eu vou te explicar como tudo isso é pensado com o objetivo de chamar atenção do leitor.

 

AULA 2
O acabamento do livro

 

O acabamento, o formato e tipo de papel do livro também são definidos de acordo com a obra e sua estratégia comercial.

Nessa aula, vou revelar para você a lógica que existe por trás da escolha de cada caraterística do livro.

 

AULA 3
Os tipos de venda no mercado editorial

 

Nos últimos tempos, muitas livrarias de lojas grandes fecharam. Mas pesquisas mostram que a venda de livro não parou, pelo contrário, continuou crescendo.

Nessa aula, vou te apresentar outras formas de se comercializar livros desde que estejam alinhadas com o objetivo do autor.

 

AULA 4
É possível viver de livro?

 

O que significa, afinal, viver do livro? É viver simplesmente da porcentagem da venda do livro?

Nessa aula, vou te mostrar que existem outros tipos de ganho que o livro pode trazer e que podem ter um valor ainda maior do que a porcentagem da venda direta do produto.