“Foi por conta do espanto e do assombro que a humanidade começou a filosofar e o faz até hoje.”

― Aristóteles, em Metafísica

perspectiva.jpg
 

Uma breve história do pensamento ocidental

O espanto foi a reação de nossos antepassados quando começaram a perceber o mundo que os rodeava – um mundo tão lógico, mas ao mesmo tempo tão inexplicável. A estranheza diante dessa incoerente coerência humana fez nascerem os mitos. Mas quando os mitos já não satisfaziam as mentes mais irrequietas, o esforço em decifrar essa estranheza fez surgir a filosofia.

Neste livro, você encontrará o espanto e a maravilha que impulsionaram a história do pensamento ocidental – dos tempos de Tales de Mileto até o século 21. Agora em nova edição revisada e ampliada, A odisseia da filosofia dedica cada uma de suas doze partes a uma era da filosofia e seus principais pensadores, debatendo as respostas que cada um apresentou para as perguntas mais elementares: em que consiste este mundo? E o que fazemos nele?

“Francisco costura, com grande originalidade, história política e do pensamento. Dono de um estilo preciso e atraente, leva o leitor para onde quer, fazendo-o degustar enredando num prazer de leitura por intermédio de uma narrativa cujos fios tece com a excelência de quem sabe fazer o que faz.”

— Clóvis de Barros Filho, filósofo e autor best-seller

“Confesso que tenho mais do que uma pontinha de inveja do colega José Francisco Botelho. Traduzir Shakespeare e produzir versos com a facilidade altaneira que só os Pampas conferem ao vivente não é para qualquer um. Quando o assunto é prosa, clareza e elegância são sua marca registrada, como pode conferir o leitor deste livro. Sereno como Sócrates às portas da morte, ele nos conduz pela história da filosofia num texto que talvez seja a melhor introdução ao tema em português do Brasil.”

— Reinaldo José Lopes, Jornalista e autor best-seller

Adquira já o seu!

Acesse a loja de um dos parceiros abaixo:

 

Sobre o autor

José Francisco Botelho é doutor em Letras pela UFRGS, jornalista, escritor, tradutor e crítico de literatura e cinema. É autor de duas obras aclamadas de contos, que misturam ficção histórica, fantástica e especulação filosófica: A árvore que falava aramaico e Cavalos de Cronos – sendo este último vencedor do grande prêmio Açorianos e do prêmio Minuano na categoria Conto, em 2019.

Como tradutor, suas versões de obras medievais e renascentistas são objeto de estudo internacional, e por elas ganhou dois prêmios Jabuti: um por sua tradução de Contos da Cantuária, em 2014, e outro por Romeu e Julieta, em 2017. Também traduziu Júlio César, de Shakespeare, assim como obras de Bram Stoker, Arthur Conan Doyle, Patricia Highsmith e vários outros para diversas editoras brasileiras. Em 2021, relança A odisseia da Filosofia, pela Maquinaria Editorial, em uma edição revisada e ampliada.

 
jose-botelho.jpg

Adquira já o seu!

Acesse a loja de um dos parceiros abaixo: